A pequena Taís e sua história de superação
Portadora de deficiência múltipla só descobriu seu direito à escola em 2011. E vai muito bem, obrigado!
Douglas de Andrade AzevedoEscola Taufik Germano, 8º ano
Orientadora: Josiane Prade Porto
No segundo ano da Escola Municipal Taufik Germano, da localidade de Passo do Moura, estuda a aluna Taís Cailane Rodrigues da Rosa, de 9 anos. Ela possui uma deficiência múltipla que não a impediu de ser matriculada. Assim como qualquer criança que tem direito à educação, Taís conquistou o seu espaço.
A família desconhecia este direito. Sua mãe, Fabiane Rodrigues da Rosa, pensava que crianças com problema igual ao de sua filha não poderia frequentar a escola. Somente em março de 2011, Taís passou a frequentar o primeiro ano e receber atendimento na sala de recursos especiais. No início, Taís estranhou o ambiente, pois não estava acostumada com tanta gente, muitas novidades e novas descobertas.
A escola, por sua vez, precisou passar por adaptações arquitetônicas, como rampas, banheiro com acessibilidade e mesas adaptadas. Taís conseguiu uma cadeira de rodas, pois até então ela não possuía uma. A comunicação também era difícil. Ela repetia somente algumas poucas palavras.
PROGRESSO - Atualmente, Taís demonstra um grande progresso no desenvolvimento emocional e cognitivo, explicam seus professores, tanto na oralidade (falar) quanto nas atitudes na sala de recursos especiais. E assim Taís vai se superando e provando que também é capaz de aprender.http://www.jornaldopovo.com.br/site/noticias_interna.php?intIdConteudo=176484